Administração: conhecimento empírico e conhecimento cientifico.


Vai aí um ditado que esta na boca do povo, curto e direto, “vivendo e aprendendo”. É assim que é a nossa vida, um contínuo processo de aprendizagem. Alguém discorda disso? Estamos sempre procurando agregar valor e por isso estudamos, lemos e procuramos saciar nossas curiosidades e necessidades. Esse processo de aprendizado constante é um processo natural para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.  

Na administração há duas formas básicas para a aprendizagem: conhecimento empírico e a cientifico. Diante dessas duas formas de aprendizagem muitos estudiosos discutem sobre qual dessas formas caracterizam mais os estudos da administração. Por ser a administração uma arte que é ciência e por ser da área das ciências sociais fica realmente muito difícil às vezes separar as duas formas de conhecimento dentro da administração, pois eles parecem se misturar a todo o momento. De um lado as coisas aprendidas com a pratica e as experiências e de outro o cientifico que é preciso ser comprovado. Muito se questiona sobre as duas formas de conhecimento da administração, mas o fato é que elas são aliadas e não inimigas e elas se completam. Cabe a cada um administrar da melhor forma a quantidade da dose que deve ser aplicado em cada caso.

Acreditar que somente uma dessas formas de conhecimento deve prevalecer e ser adotada é um sinal de que alguma coisa na visão vai estar incompleta. Afinal de contas a administração não é nenhuma ciência exata o suficiente para podermos afirmar com certeza que um conhecimento cientifico especifico irá funcionar sempre e em todas as situações deixando todas as experiências pessoais de lado como não podemos acreditar que o “achismo” do conhecimento empírico não precisa das bases cientificas que promovem técnicas de administração importantes para o dia a dia da empresa. Todas as empresas terão questões especificas e diferentes em seu cenário e cada uma devem resolver mesclando todas as formas de conhecimento disponível. O que parece estar ficando claro é que as duas formas de conhecimento alcançam o sucesso quando passam a coexistirem juntas.
O mais popular de todos é o processo empírico. Vamos vivendo e as coisas vão acontecendo e vamos aprendendo pela experiência que adquirimos na vida. Conquistamos o conhecimento empírico na vida cotidiana. Nesse processo podemos ser agentes ativos e passivos. Assim podemos contar com nossas próprias experiências e com auxilio da experiência de outras pessoas para forma nosso conhecimento e tomar nossas decisões. É o resultado de experiências de erro e acerto, sem uma observação metódica e verificação sistemática. Lembre-se que o interessante no conhecimento empírico é o compartilhamento. Jamais deve querer somente e adquiri-lo e acumula-lo você deve compartilhar suas experiências também, essa é uma via de mão dupla, outras pessoas ao seu redor podem estar interessadas no que você tem a oferecer.  Esteja sempre disposto a colaborar da mesma forma que você esta ansioso por aprender.

Outro meio interessante disponível é através do conhecimento cientifico onde podemos aprender através da leitura e dos estudos. O método cientifico é um método mais apurado que para ser validado primeiro precisa ser fruto de pesquisas e testes. Na validação do conhecimento cientifico a pessoalidade é deixada um pouco do lado diferente do método empírico. Esse conhecimento é constituído de uma observação metódica e verificação sistemática do objeto de estudo. Com isso dá para se dizer que no método cientifico poderemos ter uma maior certeza de quais resultados podemos alcançar ao usa-lo já que ele precisa ser testado o suficiente para deixar de serem técnicas experimentais e pessoais para ser cientifico.   

O mais bacana de tudo é que ambos estão por aí em todo lugar, conhecimento empírico e o conhecimento cientifico.

O primeiro passo para sempre melhorarmos é sempre considerarmos que somos seres inacabados e que temos muita coisa a aprender. Essa mentalidade deve nos acompanhar e me parece uma boa forma para nos mantermos sempre em desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. Use e abuse de todos os conhecimentos disponíveis. Use tanto, pense e abra sua mente para a sabedoria.

E então vamos aprender mais hoje? Que tal fazer de nossas vidas um eterno aprendizado?


Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 

Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.