O capitalismo e a tristeza da fome

Aproximadamente 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente para serem consideradas saudáveis. Isso significa que uma em cada sete pessoas no planeta vai para a cama com fome todas as noites. (Fonte: FAO, 2012)

Caros leitores hoje será discutido sobre um assunto muito delicado e que todos devemos refletir e debatermos. Vamos falar da fome no nosso planeta. É realmente muito triste que após tanta evolução ainda tenhamos pessoas que passam fome. E vou dizer algo que não refletimos sempre: a ferramenta que até hoje foi a melhor alternativa para nos organizarmos em sociedade, o capitalismo, é responsável pelo mal que aplaca o ser humano e que quando muito cruel pode custar sua vida.

O assunto é duro, mas é realista. O capitalismo é responsável pela concentração de dinheiro na mão de poucos. Na verdade a maioria dos sistemas que vimos até hoje acabam incentivando o acumulo de riquezas. Essa é uma verdade que não pode ser desmentida. Talvez porque o homem é ambicioso demais e às vezes corrermos tão atrás do sucesso dentro dos moldes atuais que paramos de pensar a quantidade de mazelas existentes no sistema atual.

Quando mais se tem mais fácil e possível é de se ter mais. Mas aí alguns dizem, se a pessoa fez por merecer é dela! Não discordo, mas tem muito egoísmo envolvido no acumulo de riquezas. Saiu recentemente a lista dos homens mais ricos do mundo e são muitos bilhões concentrados em algumas poucas pessoas. Esse é um dos pilares do problema, uns tem muito e outros têm pouco. O resultado dessa realidade é que enquanto uns realizam seus sonhos outros passam fome. Essa é uma verdade dura de ser aceita, mas é pura e esta escancarada nua e crua para todos nós vermos e sentir vasta querermos olhar para o nosso lado. Já viu alguma situação assim?

Pois então pessoal o assunto é meio clichê mais as implicações e consequências desses fatos são dignos de serem  discutidos com intuito de melhorarmos a qualidade de vida. Hoje produzimos muito mais que outrora. Hoje nós temos nosso favor métodos e maquinas desenvolvidas durante a evolução do ser humano. O ser humano produz muito mais hoje em menos espaço de terra, mas muito mais mesmo. Sem falar que tem muita terra sem produzir nada e convenhamos é complicado vermos isso acontecer. Para tomarmos nosso quintal como exemplo vemos um montão de terra que não produz nada. Esta faltando alguma coisa.

Mas isso não é coisa de hoje, é fácil nós falarmos que falta comida na África e afirmar que isso acontece porque lá a terra em sua maioria é seca ou até mesmo falar do nosso nordeste brasileiro. O problema é que esse  não é a reposta correta, isso é tampar o sol com a peneira. Falta alimento porque tem muito capitalismo, muito egoísmo. A verdade tem de ser dita. Vamos recapitular o tempo do feudalismo onde o Brasil se destacava na produção de café, quando o valor do produto começou entrar em declínio, o que os cafeicultores fizeram? Eles estocaram e até mesmo queimaram café para valorizar o seu preço, afinal de contas é o poder da oferta e da demanda que delimita o preço. Atualmente saiu noticias de que produtores de batatas estavam fazendo o mesmo mandando as batatas diretamente da fazenda para o lixão. Também podemos falar dos grandes centros de distribuição de alimentos perecíveis, toneladas de alimento são jogadas fora todo o santo dia, afinal de contas não vendeu. Lembra que falei que a resposta para a fome não poderia ser a seca, pois então, do lado desses centros de distribuição nos grandes centros urbanos, por exemplo, tem pessoas que passam fome. Por quê? Será que seria o difícil acesso ao alimento? Talvez dinheiro?

Diante disso tudo uma coisa incomoda, que haja fome mesmo diante da abundancia dos recursos naturais. Incomoda que essa situação seja causada por falta do poder aquisitivo daqueles que passam fome. É uma vergonha que alimento seja desperdiçado ou até mesmo jogado fora conscientemente, isso é um fato triste e o homem deve arrumar uma solução para isso. Porque o que tem sido feito até hoje é pouco, é insuficiente, é insatisfatório e principalmente é inadmissível que pessoas passem fome. Sinceramente a fome é vergonhosa e me incomoda muito.

Todos temos que lutar para tentarmos fazer um pouco e colaborar com nossa parte, afinal de contas somente com um trabalho de formiguinhas unidas teremos sucesso nessa empreitada. Diante disso fica a pergunta: a fome te incomoda também?

Por respeito àqueles que já conhecem a realidade e não querem ver essas imagens tão tristes dos nossos próximos não postei nenhuma foto no artigo. Entrem no link abaixo e vejam algumas fotos da realidade, vejam nossa fragilidade e sintam vontade de mudar o que estiver dentro do seu alcance.


O que você sente a respeito disso? Comente!


Sigam o Blog e comentem seu ponto de vista. Compartilhem na luta contra fome. Compartilhem tambem o artigo, copiando o link, caso desejarem.