O ambiente é incerto e as mudanças são certas.


Na existência humana tem uma ideia que define muito bem a naturalidade que as coisas sofrem mudanças. A ideia que define esse sentimento é a de que a única certeza que temos é a de em algum momento chegará a hora da nossa morte. Será!? Mesmo diante dessa ideia e dessa “certeza” que nos consome podemos ter o seguinte pensamento e assim facilmente discordar disso. A fé na volta de Jesus desbanca a certeza da morte, pois o arrebatamento pode acontecer em vida. E então como afirmar com toda certeza de que aquilo que é afirmado sobre a morte jamais ocorrerá mudanças?

Certo mesmo é que parece ser tudo incerto e as coisas invariavelmente mudam a toda momento. E é fato que diante desse cenário o único controle que temos é de nossas decisões, sendo elas influenciadas, manipuladas ou não, em tudo mais somos reféns e dependentes. As primeiras coisas que aprendemos na vida é nos adaptarmos. Ao sairmos do ventre de nossa mãe já temos um desafio totalmente novo e o nossa realidade sofre mudanças drásticas. A respiração é novidade e no primeiro suspiro já começa nos assustando e a alimentação então jamais será como foi. Do nascimento em diante os desafios não param mais.

Falando da importância de saber que as coisas mudam para a administração. O primeiro grande passo para estarmos precavidos com as mudanças do mercado é estarmos conscientizados de que o ambiente é incerto e de que as coisas estão mudando a todo o momento. Diante disso cabe a todos nós observarmos os movimentos do mercado e do nosso setor seja ele qual for. É necessário ficarmos de olho nas mudanças que estão acontecendo no nosso ambiente para estarmos sempre ao menos minimamente informados dentro das questões chaves de nosso meio. Assim o sucesso com certeza será mais palpável.

Com a globalização, o poder da mídia e da internet por exemplo faz com que as barreiras praticamente inexistam. Com esses meios as informações transcendem milhares de quilômetros em um piscar de olhos. Pronto, está compartilhado. Essas são ferramentas que nos permitem estar sempre atualizados. Portanto temos que procurar estarmos atentos às mudanças e estarmos receptíveis a elas com intuito de nos organizarmos como empresas e profissionais ativos. É necessário nos adaptarmos e darmos respostas coerentes com o que esta acontecendo. Afinal de contas tudo está interligado e a influencia dessas mudanças estão presentes no dia a dia de sua empresa. Com um perfil antenado podemos antever as adversidades e nos prepararmos melhor ao invés de simplesmente ficarmos chocados e sermos pegos de surpreso. Algo que parece ser imutável é que fatalmente as coisas vão mudar, por isso esteja sempre observando e se preparando para enfrentar as mudanças. Atenção o mundo esta mudando agora.

Ficar antenado às novidades e ás mudanças é um bom caminho para que as empresas conheçam e tenham sucesso no mercado e é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional em sua área. Mais importante de tudo, estamos em um mercado que precisamos ser flexíveis e dispostos ao menos a discutir as implicações de todas as mudanças que estão acontecendo a nossa volta em busca de ações que possam melhorar o nosso desempenho, estimular o crescimento e “garantir a perpetuidade” da empresa.

Esteja sempre se preparando. Esteja Preparado. Esteja Aberto(a) a mudanças. (Yuri Gonçalves Campos)


Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 


Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.