As duvidas existem e são muitas: o que fazer para resolver esse problema?


Se isso esta acontecendo alguma coisa esta errada. É necessário que você se abra com outras pessoas em busca de conhecimento. As duvidas são normais no ambiente de trabalho, mas normal não significa que deve ser cultivada. Todo colaborador deve estar sempre buscando aprender mais e mais sobre suas atividades e não deve se conter diante das duvidas, muito pelo contrario, deve estar dispostos a acabar com elas uma por uma.

É necessário  também que as empresas tenham um ambiente saudável e propicio para que o colaborador se sinta a vontade para esclarecer suas duvidas com pares, chefes e subordinados afinal de contas a empresa tem de funcionar como uma equipe. A filosofia deve ser a mesma que a de um professor que estimula o aluno sempre a aprender mais. Quando o professor quer realmente ensinar e os alunos perguntam ele  reponde com toda intensidade. Quando isso acontece o aluno vai se apaixonar pela matéria, aprender o que necessita e se sentir a vontade para aprender mais e fazer as coisas da maneira certa ao invés de cultivar suas duvidas. Não podemos, por exemplo, criar uma cultura onde haja tamanha inibição dos colaboradores que os restrinja e “estimule” que permaneçam com suas duvidas diante do “medo” de represálias ou preconceito. Por mais que as respostas lhe pareçam obvias elas têm um motivo de existir. Se a pergunta foi feita tem alguma coisa de errado, aproveite a oportunidade e dê atenção ao questionador. Primeiramente é necessário ouvi-lo com atenção e com o coração e a mente aberta para depois ajuda-lo da meneira certa. Lembre-se que estou falando de todos os cargos, para todos. O crescimento se constrói com conhecimento e sabedoria e é necessário compartilhar.

As organizações e superiores devem buscar a construção de um ambiente cooperativo que possa através do dia a dia somar experiências em busca de melhores resultados. Os lideres devem estar atentos para identificar como está o grupo e procurar soluções para melhorar o desempenho de cada um. O que não pode haver é a passividade da empresa e dos colaboradores diante das duvidas. O ambiente de uma empresa assim como qualquer outro não é formado por pessoas perfeitas que sabem tudo e por isso cabe à equipe agir como equipe. Se uma pessoa soubesse tudo não precisaríamos de pessoas com conhecimentos diferentes dentro da organização.

E então como está sua empresa? Você esta com duvidas? Se a resposta é “sim, estou com dúvidas” é hora de se mover em busca de informações que agreguem conhecimento para o seu crescimento. Não fique parado! (Yuri Gonçalves Campos)


Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 


Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.