O certo é que você certamente
agrega valor em seu trabalho. Temos cada um de nós uma função dentro da
organização. A questão talvez seja qual valor você agrega dentro da
organização. Então você sabe qual o valor você agrega?
Na organização podemos ver vários
níveis diferentes de atuação. E diferentes pessoas que se encaixam em
diferentes funções. Sua forma de agir te guiará para encontrar a seu espaço
dentro da organização. As empresas estão de olho em qual contribuição você dá
para ela. O certo é que quase sempre não
pensamos seriamente em qual é a nossa real contribuição no ambiente de
trabalho. Às vezes todos simplesmente fazemos o que temos de fazer sem refletir
sua real contribuição pelo todo.
Algumas funções exigem do
profissional um perfil operacional, profissionais que apresentam uma
contribuição bem especifica na realização das atividades da empresa. Alguns
alem de operacionais tem uma gama de conhecimento técnico. Esses colaboradores
agregam valor através do seu conhecimento seja qual for a área. Esse
colaborador normalmente é um solucionador de problemas dentro de sua área e
esfera de conhecimento. Suas ações são baseadas no conhecimento técnico e
dentro daquele terreno de atuação. Essas pessoas tendem a dominar os
conhecimentos relativos à sua área de atuação.
Também existem as posições de
liderança. Os gerentes fazem parte dessa equipe. A contribuição deles é a de
conduzir o time à vitória. Nem sempre necessariamente ele será o melhor em atividades
específicas, mas a intenção é que ele consiga organizar sua equipe de forma que
cada um possa tirar seu melhor e assim gerar resultados para a empresa. O
gerente precisa entender de tudo um pouco em seu departamento e principalmente
guiar sua equipe no caminho certo. Esses profissionais têm como característica desenvolver
uma boa comunicação, uma comunicação que transmita clareza nas expectativas e
objetivos.
Logicamente que em estruturas
maiores observa-se diretores, presidentes e outras funções com outras especificidades,
assim como em estruturas menores o empreendedor pode ser o responsável por
tudo.
O que quero chamar a atenção com
esse tema é o seguinte. Caso não tenha pensado sobre esses aspectos ainda que
comece a pensar qual valor você está agregando à empresa em que você trabalha.
Indico que essa é uma ótima oportunidade para começar a pensar. Pense. Qual a
real contribuição que você dá a empresa onde trabalha? Será que você é um
colaborador diferenciado daqueles que todos sentirão sua falta se você sair?
Quais características mais são exigidas de você? De sua função? Da função que
você deseja? Pensando sobre essas coisas você conseguirá direcionar suas ações
de forma a agregar valor de forma adequada com sua posição e se preparar para a
posição que deseja alcançar em sua carreira.
O chamado aqui é para que você
saia um pouco do piloto automático e pare
para pensar pelo menos um pouco como
você agrega valor e como pode se desenvolver de forma a proporcionar um retorno
maior no seu trabalho. Isso é bom para a empresa e é bom para você. Eu te chamo
para refletir, que tal?