Observando a situação financeira: o fluxo de caixa conta uma história real

Sua empresa dá lucro, mas vive faltando dinheiro.  O balanço aponta lucro, mas você continua precisando fazer aporte de capital próprio ou utilizando do capital de terceiro. As vezes sobra dinheiro e outras vezes falta. Mas o balanço insiste em apontar que o mês deu lucro. Ou as vezes a empresa tem um mês ruim mas o caixa segue aumentando. Isso é muito normal. Os prazos concedidos aos clientes nem sempre são iguais aos concedidos pelo fornecedor.

O fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível para verificar como está o fluxo financeiro da empresa. É necessário para acompanhar a real situação em que a empresa se encontra no dia a dia. Um acompanhamento do fluxo de caixa diário permite que o tomador de decisão possa observar a verdadeira situação da empresa momento a momento, facilitando assim as decisões do dia a dia.

Acompanhar o fluxo de caixa com suas entradas e saídas é fundamental para compreender o fluxo financeiro da empresa. Por isso é importantíssimo que seja feito esse acompanhamento e que as decisões financeiras sejam tomadas levando em consideração o fluxo de caixa da empresa. Para aprimorar a tomada decisão é sempre importante ficar de olho no futuro e o passado fornece um histórico para balizar projeções futuras.

Observar o passado é importantíssimo, mas projetar o futuro é essencial. Por isso o próximo artigo será sobre o fluxo de caixa previsto.