Fluxo de caixa projetado: essência para o planejamento financeiro.




O fluxo de caixa é uma ferramenta que traduz literalmente a real situação da empresa. Ele conta uma historia detalhada do que está acontecendo dia a dia na empresa. Diante disso ele é fundamental para ler a situação da empresa. 

Planejar é indiscutivelmente necessário para a competitividade da empresa. Muitas  vezes as empresas simplesmente ignoram o planejamento e continuam a matar os leões somente quando eles aparecem, nem sempre a reação será adequada para a situação, nem sempre haverá tempo hábil e com certeza sem um devido planejamento só aumentam as chances disso acontecer várias outras vezes. Isso representa um risco mortal, já que sempre que formos pegos de surpresa estaremos em desvantagem. 

Diante dessa observação digo que é uma atitude inteligente é estar sempre atento empresa ao que está acontecendo e procurando se antecipar ao que estar por vir. Quando a acompanha instante a instante e projeta o futuro com experiência do passado e fatos confirmados para o futuro você vai poder estar um passo a frente. Acredito que uma coisa é claro, nesse momento é melhor caçar do que ser caçado.

Portanto fazer uma projeção com as contas a receber e a pagar futura incluindo possíveis gastos e expectativa de vendas de produtos e/ou serviços ajudam na analise das possíveis situações antes delas ocorrerem. Um bom administrador está atento às sobras e faltas do seu caixa. É importantíssimo saber com antecedência como estará nosso caixa dias a frente. Essa projeção permite que a empresa procure soluções para as faltas de forma a minimizar as perdas e direcione as sobras para possíveis investimentos ou rendimentos.

É importante que a empresa faça uma previsão do seu caixa de acordo com o seu histórico passado e movimentos financeiros futuros. Na utilização das projeções como forma de minimizar os erros podem ser criados vários cenários (padrão, pessimista e otimista). Fazendo isso a empresa poderá saber com antecedência os dias em que terá folga ou necessidade de caixa programando assim suas ações para lucrar com as folgas e diminuir os custos durante as faltas.

Com um planejamento futuro o tomador de decisão consegue facilmente programar com antecedência investimentos ou captar recursos a depender da situação que a empresa apresentar. Isso pode permitir que a empresa maximize seus lucros através  dos investimentos e procure um capital com os juros menos onerosos possíveis nos momentos que apresentar um caixa negativo. Com isso a tendência é de melhorar a gestão de seus recursos financeiros maximizando os resultados positivos e minimizando os custos de financiamento da atividade.

Está informado sobre a real situação não é simplesmente uma opção, é uma real necessidade. (Yuri Gonçalves Campos)