Relatório Brasil: grandeza e fragilidade.

O Brasil é imponente, é terra adorada entre outras mil, e é terra onde tudo que se planta nasce. São muitas as descrições que podem ser usadas para definir o Brasil. O país é atualmente a 6ª maior economia do mundo e tem uma economia que consegue se manter firme mesmo durante períodos de crise mundial. O Brasil é conhecido como promessa e esta entre os países emergentes analisados e identificados com grande potencial de crescimento. Nossas riquezas encontradas no nosso vasto território são imensas e diversas. Tem de tudo um pouco em um emaranhado de culturas. Esse é o nosso Brasil se mostrando para o mundo.
Isso tudo é muito bom, mas a questão a ser discutida e de interesse da maioria da população brasileira é de como o Brasil se mostra para os brasileiros. Muito se fala que a renda esta aumentando e que os brasileiros estão comprando mais e tem muita gente subindo de classe e isso é muito bom. Mas o Brasil tem problemas sérios que precisam ser corrigidos para se tornar um país realidade e deixar de ser eternamente emergente e promessa.
O Brasil precisa de reformas sérias para ter um desenvolvimento mais solido e promover melhoras significativas na vida de todos os cidadãos. O brasileiro precisa ter qualidade de vida e isso a maioria não tem o ideal. Segundo o Dieese o salário mínimo necessário para o trabalhador suprir despesas básicas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, como determina a Constituição Federal, deveria ser de R$ 2.349,26. Diante disso temos que o salario mínimo atual é quase 4 vezes menor que o ideal. Ainda estamos muito distante de alcançar a qualidade de vida dos países desenvolvidos.
Grande parte da população recebe menos que isso e o grande problema é que o país apesar de toda tributação não oferece um retorno adequado dessa arrecadação. Há um custo muito alto para manter o governo e com isso a educação, segurança e saúde que são essenciais deixam a desejar. Quem pode, paga duas vezes pelos serviços. Uma vez através dos tributos para o governo e outra para o setor privado. É necessário que o governo mostre evolução na gestão interna com intuito de oferecer melhor qualidade de vida para o seu povo.
A base da educação, segurança e saúde devem ser privilegiadas e o governo deve fazer reformas pontuais como a tributaria, agraria e outras muito mais que nunca saem do poder legislativo. É necessário que o poder brasileiro faça as coisas acontecerem em passos mais largos, porque este lento e enquanto as condições não melhoram o povo é penalizado.
O Brasil tem tudo para melhorar a condição de vida do seu povo e nós devemos sim mostrar nosso desapontamento e insatisfação. Temos que fazer valer a voz do povo e o governo tem de ser mais ágil, eficiente e eficaz nesse processo de fazer as coisas acontecerem nesse país. (Yuri Gonçalves Campos)