A Indústria brasileira: etiqueta de fragilidade

A indústria brasileira é forte e a economia nacional sofre forte influência do desempenho das indústrias. Mas não dar para negar que a indústria brasileira tem um nascimento "tardio". O Brasil é tipicamente conhecido como um país exportador de commodities e importador de produtos industrializados. A balança sempre pesou assim e assim é desde os tempos do Brasil colônia. Primeiro vendemos a matéria prima e depois compramos produto acabado, essa é a regra.
No momento estamos vendo que em se tratando do setor automobilístico o México é o grande rei da América Latina. A relação de vendas entre Brasil e México esta demonstrando nossa fragilidade e até mesmo falta de competitividade. As empresas brasileiras estão muito frágeis e necessitam de programas de desenvolvimento. É necessário que as empresas brasileiras se tornem competitivas o suficiente para reinar no mercado interno e competir com as empresas internacionais de igual para igual, no Brasil e no Exterior, ao invés de ficar dependendo de proteções e barreiras do governo federal para conseguirem se defender da concorrência externa. É necessário que sejam gerados estímulos para o setor industrial. Esse cenário no setor automobilístico representa a fragilidade da indústria brasileira diante da concorrência externa.
Nessa relação o governo e as empresas têm de trabalhar juntos para que nossa economia alcance bons resultados. As empresas nacionais precisam buscar o seu desenvolvimento e qualificação e o governo precisa dar suporte com redução tributária, oferecer créditos mais acessíveis (para todas as indústrias seja pequena ou grande), melhorias na infraestrutura e mais ofertas de cursos profissionais porque afinal de contas educação é indispensável no desenvolvimento de qualquer país e necessário para a competitividade de qualquer organização. É Necessário que governo e empresa trabalhem juntos em busca do desenvolvimento e competitividade da indústria nacional para que não fiquemos para trás nessa corrida da globalização em que todos os países e empresas competem entre sim pela disputa do mercado em qualquer parte do planeta que decidirem atuar.
Diante da importância da indústria nacional para nossa economia fica clara a necessidade do estado e dos empresários se unirem em busca de melhores resultados para o setor. É necessário que pensemos a curto e longo prazo, por isso o governo e empresários devem trabalhar com intuito de cuidar e desenvolver o setor industrial para que logo mais estejamos fortes o suficiente para termos menos necessidade do protecionismo. O Brasil deve trabalhar para obter a condição de incomodar com nossos produtos todo e qualquer mercado, construindo um setor industrial competitivo em todo o planeta. (Yuri Gonçalves Campos)

Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 


Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.