Administração a gestão dos recursos públicos: um fracasso nacional.

Qual a primeira coisa que vem na sua mente quando você pensa na qualidade da gestão publica no Brasil? Pois então, comente o seu pensamento para sabermos se pensamos igual através dos comentários. Vamos voltar ao assunto. Nós temos um problema crônico no Brasil, não vou dizer que sempre assim em todos os casos e lugares porque estaria sendo injusto com os bons gestores públicos, mas a administração publica no nosso país é corrupta e tendenciosa.
Para todas as áreas que olhamos vemos coisas erradas sendo concretizadas pelos responsáveis por administrar o que é de todo o povo. A corrupção é um estigma que mancha nossa historia e barra nosso desenvolvimento. A primeira regra de todas é que o todo não é do povo há uma cultura arraigada onde parece que todos querem na politica os louros individuais de tirar vantagens do estado maior. O que deveria ser seguido é que o estado deve administrar para o povo. Ah, mas o governo X faz boas coisas. Isso é reponsabilidade deles, esta errado é quando não o fazem. Porque tudo se intensifica próximo à eleição? Isso é interesse pelo bem maior?
O povo brasileiro precisa ter uma gestão mais participativa, a verdade é que não estamos acostumados a participar, já nos acostumamos com tudo isso e achamos “normal”, comum. Com essa cultura, apesar de nossa indignação, as atitudes intoleráveis passam a ser normais. Não é normal! E isso deve ser taxativo, simples assim. O Brasil precisa melhorar e tudo tem que começar pela integridade da gestão de nossos recursos. Temos sim que sermos agentes fiscalizadores porque tudo lá é permitido desde que o povo não saiba e até mesmo nos enrolam quando descobrimos.
Umas das coisas falhas é uma politica constituída não pela profissionalização, mas pelos conchaves políticos. A educação tem que ser a base do nosso país para que o povo tenha consciência do que acontece. A educação é a base de tudo, inclusive da construção dos valores daqueles que serão o futuro da nação. A educação é também responsável por garantir que futuramente as próximas gerações não sejam corrompidas de forma alguma. Gente isso é possível sim, há países como o Japão que tem um respeito imenso pelo próximo, capaz de repeita filas depois de um caos como o do Tsunami e em casos mais extremos temos a china que a corrupção abolida com atitudes duras o suficiente para que ninguém queira ser corrupto (não que tenhamos que ser assim, mas é compromisso da nação fazer prevalecer as leis que nos regem e punir de acordo com nossa legislação sim os corruptos). Precisamos de pessoas capazes e éticas para gerir o nosso estado. Precisamos formar um povo instruído politicamente para que não soframos as consequências dessa falta de atenção. Nossos representantes e todos nomeados e ocupantes de cargos públicos devem saber e agir de forma a garantir que os interesses do todo (povo) seja maior que os interesses individuais.
Parece aquela estória entre torturador e torturado. Depois de um tempo sendo torturado todos os dias pela mesma  pessoa o torturado conhece tão bem o torturador e seus métodos que simplesmente acostuma com aquela condição. Será que o povo brasileiro esta acostumado? E você está acostumado com isso? O que podemos fazer para mudar esse cenário? (Yuri Gonçalves Campos)


Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 


Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.