Realizando mudanças com maestria

O Administrador tem de desenvolver constantemente sua liderança, pois ele exerce tal função a todo o momento. Suas decisões são o norte para organização. Suas convicções interferem no pensamento de todos na organização influenciando o seu meio. Se o líder age em equipe a probabilidade de participação de todos contribuindo é bem maior do que a de um líder extremamente autoritário ou centralizador e que concede privilégios a poucos.

A pró-atividade e o entusiasmo são excelentes qualidade que um administrador pode ter para realizar mudanças com sucesso. O administrador tem de desenvolver capacidade tanto de se antecipar aos problemas. Todos nós quando estamos dispostos a empreendermos somos combustíveis que movem as organizações, nações, o planeta. Isso mesmo, eu estou falando de você, estou falando de mim. Sendo proativo conseguimos desenvolver nosso meio, conseguimos aproveitar melhor as oportunidades e conseguimos nos anteciparmos na identificação de problemas futuros nos organizando de modo à colocarmos as peças no eixo para que tudo ocorra bem e melhor do que estava antes, antes mesmo que tais peças saiam de sua ordem.

Ação e reação também são importantes. Devemos ter a iniciativa e reagirmos prontamente quando a situação exigir. No momento em que o problema chega a pessoa vai lá e resolve, dá soluções e contribui para colocar aquilo que não mais está no eixo onde deveria estar. O Administrador organiza as peças para que elas funcionem da melhor maneira possível. Nesses momentos o entusiasmo se faz uma ferramenta indispensável para que sejam realizadas as mudanças no meio em que nos encontramos, já que através desse brilho interno encontramos capacidade de contaminar as outras pessoas positivamente. O fundamental e inerente no entusiasmo é que é o momento em que nós acreditamos em nós mesmos e com isso somos mais capazes porque temos como ser humano mais forças para perseguir os objetivos.

Acreditando em nós mesmos somos capazes de pensar com maior tranqüilidade e realizar nossos afazeres com maior segurança, eficiência e efetividade já que acreditamos que poderemos alcançar o que está sendo almejado. Crentes de que podemos conseguir algo, moveremos todos os obstáculos que encontrarmos pela frente em busca daquilo queremos.

Em todo esse processo não podemos esquecer jamais da comunicação, sem a comunicação o ser humano é poço de sabedoria sem utilidade. O poder de saber se comunicar pode mover montanhas. Com essa habilidade essencial, um bom administrador muda concepções de outras pessoas e expõe pensamentos de maneira organizada. Com a uma ótima comunicação o ser humano chega a capacidade de persuadir e introduzir mudanças de atitudes com muito mais facilidade. Saber comunicar é estar receptivo ao crescimento pessoal e profissional. É contribuir com idéias, é abrir seu mundo para um universo dinâmico onde a sabedoria é livre e onde todos a dividem para alcançar um algo maior, se confraternizarem e se felicitarem com o sucesso da realização. Por isso a internet tem tanto poder, ela é capaz de oferecer a possibilidade das pessoas se comunicarem instantaneamente com milhões de pessoas.

A motivação é algo que deve fazer parte do dia a dia, já que ilumina as pessoas como o sol ilumina o dia. O grande trunfo é o otimismo nos momentos de dificuldades e inovações. Acreditar naquilo que se sente e lhe guia. O Administrador deve cultivar a maestria de estimular pessoas a terem vontade de fazer acontecer e oferecer o mínimo de condições para que essas pessoas façam acontecer. (Yuri Gonçalves Campos)