A força do caráter e o câncer da corrupção.

Esses dois começam com a letra "c" mas são totalmente opostos. O ser humano vive com questões básicas que interferem em todos os tipos de organizações existentes, sejam elas publicas ou privadas. O homem carrega em si uma personalidade dotada de um caráter. Caráter moldado desde o inicio da vida que por mais forte e honrado que seja pode ser destorcido e corrompido. Parece que funciona como a ética, depende de quem vê. Com certeza a ética percebida por uma tribo indígena canibal não é a mesma de um homem que convive em sociedade com a ideia de coletividade. Mas será possível que homens que convivem em sociedade podem ter sua ética distorcida?

O ser humano vive em sociedade para se a "ajudar", esse com certeza é o maior beneficio da formação da sociedade. A ideia central é a de que "uma mão lava a outra" e fique claro que a colocação dessa metáfora é em seu sentido positivo e aqui estou me referindo que com a divisão das atividades podemos dispor de uma gama maior de serviços. Cada pessoa é responsável por uma função diferente e todas estão aí disponíveis para serem utilizadas por todos. Com essa organização tudo é mais "fácil" é até é inimaginável pensarmos no mundo atual em pessoas que vivam isoladas, imaginem então se fosse você o isolado. Nesse ambiente social o que se espera é que haja uma consciência social onde todos pensem sempre coletivamente apesar de sua individualidade.

O capitalismo com certeza é um fator para que os membros da sociedade tendam a pensar mais na sua individualidade, mas o objetivo central da convivência perfeita em sociedade é que jamais a coletividade seja perdida de vista. O capitalismo corrompe, mas existem pessoas de caráter ilibado que são sim fortes o suficiente para resistir a muitas tentações e que se mantém firmes naquilo que é justo. Diria que são os pilares da sociedade e o que procuram todas as empresas e necessárias a todo e qualquer estado, pessoas confiáveis. Apesar de não ser bem assim, pois há empresas corruptas que precisam de pessoas corruptas e esse é outro problema que enfrenta a sociedade.

Toda nação e organização precisa de pessoas de caráter bom para sobreviver, porque caso contrario a sociedade não tem sentido algum. Temos que acabar com o câncer da corrupção e instalar a lei da justiça. Não podemos deixar com que valores sejam distorcidos e devemos começar pelo processo de educação de todas nossas crianças. No Brasil o estado tem que assumir essa função mesmo e apesar de hoje não ser um exemplo ideal para nossas crianças. O fato é que não podemos deixar que o câncer se espalhe. Pessoalmente travo batalhas como todos. A educação é interessante porque molda o caráter humano, por menor que seja a contravenção procuro sempre dar o meu melhor para jamais cair em tentação. A educação é a base de tudo e o Brasil tem de trabalhar para educar seus "filhos". Para começar é interessante que o respeito pelo próximo comece pelo estado e seus representantes.

É necessário que no Brasil o brasileiro seja reconhecido pelo seu caráter justo e não pela malandragem de quem tira vantagem. O jeitinho brasileiro deve ser mais bem administrado de forma que a criatividade seja usada com o devido cuidado que exige; ser explorada para o bem.Temos que começar do pequeno, talvez do papel de bala que fatalmente iria para rua; o lugar dele é o lixo. A sociedade tem que ter cuidado porque o câncer da corrupção começa pequeno e se espalha rápido. E você topa o desafio de jogar o lixo no lixo? O desafio está lançado, não se corrompa com o que é pequeno só porque é pequeno, porque tudo tem um inicio. (Yuri Gonçalves Campos)

Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração. 


Adicione na barra a direita via RSS Feed ou digite seu e-mail e receba atualizações na sua caixa de entrada.