Todo negócio está fundamentado
nas vendas. Afinal de contas sãos as vendas que garantem o faturamento de
qualquer negócio. O vendedor é conhecido publicamente por sua característica de
falar bem, se apresentar bem e ter um ótimo poder de persuasão. Muitos até têm
medo do vendedor quando vêem um.
No mercado veremos vários tipos
de vendedores diferentes, mas a comunicação é essencial e necessária para os resultados
de todos. E como todos já devem ter ouvido e/ou percebido todos nós possuímos
dois ouvidos e uma boca. Essa observação tem muito a ver com a qualidade da
comunicação. Pense um pouco. Quem não
sabe ouvir também não consegue falar assertivamente. Portanto a maior qualidade
do vendedor é ouvir para ser assertivo em sua fala.
Quanto mais complexa a venda, mais
necessário é ouvir. Ouvir é essencial, pois ajuda o vendedor a interpretar o
que realmente deseja o comprador. Quando o vendedor está realmente atento às
necessidades do comprador ele consegue oferecer o produto ideal para o consumidor.
Esse processo aumenta a confiabilidade da venda e com a concretização do
negocio garante uma maior satisfação do cliente, já que ele comprará o que
realmente precisa e não o que lhe empurrarem.
Em negócios mais simples esse
processo de ouvir é até mais fácil, mas principalmente no mercado corporativo
onde as negociações tendem a ser mais voluptuosas a qualidade de ouvir se torna
mais importante para identificação do perfil do cliente e indicação do
produto/serviço mais adequado. Diante dessa observação o vendedor deve se
comportar como um consultor e deixar de ser vendedor. O trabalho do
profissional hoje deixou de ser um simples vendedor para se tornar o de um
profissional que ofereça soluções através de seus produtos/serviços.
Quando isso acontece todas as
partes ganham. O vendedor fecha sua venda, conquista seu cliente e pode ganhar
indicações preciosas. O cliente tem suas necessidades realmente atendidas, se
sentem satisfeitos e tendem a fazer futuros negócios e criar um marketing
positivo a partir de sua experiência.
O ideal é que toda venda
realizada apresente o resultado ganha-ganha. Onde todos envolvidos saem
ganhando. Para que isso aconteça o vendedor é a peça chave. Ele mais que ninguém
conhece seu produto e por isso ele deve treinar e usar a habilidade e ouvir.
Quanto mais ele se dispor a ouvir com cuidado e fazer as perguntas certas, mais
ele conseguirá extrair as informações necessárias para conhecer as necessidades
dos seus clientes e oferecer o seu produto de acordo com que ele precisa.
Quanto mais o cliente fala mais
sucesso pode ter o vendedor. Conhecer o cliente e fazer as perguntas certas é
essencial para o sucesso do negocio. Dependendo da situação o próprio cliente
irá fechar a sua venda através de sua própria percepção e analise. Ouvir é essencial,
pense nisso.