Conheça os times de futebol mais ricos do mundo.



Os 20 clubes mais ricos do mundo geraram 4,8 bilhões de euros na última temporada, ou 13 bilhões de reais. Esse volume corresponde a um acréscimo de 10% sobre o ano anterior. O futebol é um entretenimento de massa e os clubes crescem aumentando o faturamento trabalhando suas imagens e ações mercadológicas. No Brasil o Corinthians é um exemplo de sucesso tanto que foi considerado o clube fora da Europa com maior faturamento do mundo.  Corinthians é o 31º colocado, com uma receita de 94,1 milhões de euros no período considerado.
A lista faz parte da atualização anual do estudo produzido pela consultoria Deloitte, com o Football Money League 2013, que considera as receitas dos clubes em 2011/2012.

Real Madri e Barcelona mais dominam a lista dos times mais ricos do mundo. Para se ter uma ideia desse domínio o Real está na primeira posição por oito anos seguidos e essa dobradinha dos times espanhóis já dura 4 anos. Somente os dois times espanhóis estão acima dos 450 milhões de euros, sendo que o Real passou da casa dos 500 milhões de euros. Outra curiosidade é que nos últimos 5 anos 6 times permanecem entre os primeiros. 

Como curiosidade os 20 times da Money League contribuíram para mais de um quarto do total de receitas do mercado de futebol europeu inteiro e em uma conta envolvendo todas as equipes do futebol brasileiro faturou R$ 2,9 bilhões no ano passado, ou 22% do top 20 europeu.

Essa é a lista dos 20 mais ricos do mundo:

Segue uma ilustração para você saber de onde vem o dinheiro: