Aprender a empreender: criando um diferencial


 As empresas fazem sempre a mesma coisa. Investem dinheiro e colocam o negocio para funcionar. Mas o problema é que nem sempre isso funciona. E aí, aí essas empresas entram para as estatísticas divulgadas ano a no Brasil.
 O Brasil por natureza é um país que se destaca pela originalidade das ideias de seu povo e pelo empreendedorismo apresentado pelos seus cidadãos. Aqui as coisas funcionam mais ou menos assim: se você é empregado você que ter sua empresa; se você está sem dinheiro você pensa em montar um negocio para sair da situação difícil; e se você esta com um dinheiro sobrando é uma boa ideia investir em algo. Muitos brasileiros estão sempre transformando o cenário do mercado brasileiro.
Nós temos dois tipos de empreendedores. Empreendedores por necessidade e por oportunidade. No Brasil existem muitas pessoas que investem por necessidade, em busca da sobrevivência, esses na maioria das vezes começam o negocio de maneira informal. Mas nos últimos anos com a situação da economia brasileira se destacando e mantendo estável, cada vez mais aparecem os empreendedores por oportunidade, que são aqueles que investem não porque precisam do dinheiro, mas porque veem a possibilidade de fazer mais dinheiro com seu dinheiro.
Normalmente todo o negocio brasileiro tem um diferencial e são muitos. Uma receita boa para o restaurante, o suco perfeito para a lanchonete, o atendimento de primeira no comercio. Mas o que as empresas brasileiras precisam é de planejamento. Os pequenos empreendedores devem começar a planejar como será seu futuro e preverem as dificuldades, pensar em soluções e alternativas para os problemas antes mesmo que eles venham a acontecer. Os pequenos empreendedores precisam trabalhar como empresas para se firmarem no mercado. Devem se profissionalizar e evitar  misturar a identidade da pessoa física com a jurídica por mais próximas que sejam.
Essas pequenas empresas nem sempre trem recursos sobrando para consultorias ou oferecer os melhores salários do mercado. Mas elas são a força que movem a nação e devem procurar as soluções mais próximas para melhorar seu desempenho e sua profissionalização. Para isso aparecem Sebrae, Senac e até mesmo Empresas Juniores que podem colaborar e muito nesse processo de profissionalização.
Poderia citar muitas teorias  em busca das praticas perfeitas, mas um caderninho de controle, uma mente pensante disposta a aprender e compromisso com o negocio são capazes de resolver qualquer problema. Muita vontade de aprender é o segredo do sucesso é necessário sempre querer mais conhecimento em busca da sabedoria. ( Yuri Gonçalves Campos)