Reclamar talvez seja
uma das especialidades dos seres humanos. Às vezes essa arte está tão
desenvolvida no individuo que o mesmo acha que reclamando ele resolverá todos
os problemas. Pelo menos essa é impressão que tenho quando vejo essa
característica se manifestar. É normal reclamar? Parece-me que sim, mas
permanecer eternamente na reclamação esta para mim como o velho ditado do erro insistente.
“Errar uma vez é humano, persistir no erro é burrice”.
O que eu quero dizer com isso é
que nós devemos estar abertos para entendermos erros, ficarmos insatisfeitos e
até reclamar como forma de desabafo, mas a solução não esta em uma reclamação persistente
sem endereço. Cabe ao individuo usar suas forças para resolver o problema
buscando soluções para suas ações ao invés de viver em uma plena saga de
reclamações que não levam a lugar nenhum.
Cabe ao individuo analisar a
situação e procurar o melhor caminho para trilhar e resolver o problema. Para
isso o individuo deve sair da área de comodismo que oferece a arte de reclamar
e partir para a área das ações. Identificar o problema, estuda-lo, discutir
ideias, tomar decisões de ação e agir. Somente assim as coisas se resolverão e
a vontade de reclamar ficará para traz através da solução alcançada e
conquistada pela arte do fazer.
E você tem reclamado muito ou tem
feito o que deve ser feito?
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