Saindo da inércia: para de reclamar e começa a fazer.


Reclamar talvez seja uma das especialidades dos seres humanos. Às vezes essa arte está tão desenvolvida no individuo que o mesmo acha que reclamando ele resolverá todos os problemas. Pelo menos essa é impressão que tenho quando vejo essa característica se manifestar. É normal reclamar? Parece-me que sim, mas permanecer eternamente na reclamação esta para mim como o velho ditado do erro insistente. “Errar uma vez é humano, persistir no erro é burrice”.

O que eu quero dizer com isso é que nós devemos estar abertos para entendermos erros, ficarmos insatisfeitos e até reclamar como forma de desabafo, mas a solução não esta em uma reclamação persistente sem endereço. Cabe ao individuo usar suas forças para resolver o problema buscando soluções para suas ações ao invés de viver em uma plena saga de reclamações que não levam a lugar nenhum.

Cabe ao individuo analisar a situação e procurar o melhor caminho para trilhar e resolver o problema. Para isso o individuo deve sair da área de comodismo que oferece a arte de reclamar e partir para a área das ações. Identificar o problema, estuda-lo, discutir ideias, tomar decisões de ação e agir. Somente assim as coisas se resolverão e a vontade de reclamar ficará para traz através da solução alcançada e conquistada pela arte do fazer.

E você tem reclamado muito ou tem feito o que deve ser feito?

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