Negócios no Carnaval

Resumo: O carnaval é uma oportunidade para as cidades com tradição aproveitarem para arrecadar dinheiro externo. É uma forma de injetar dinheiro de fora na economia local. A verdade é que os negócios tendem a funcionar como uma gangorra, se um lugar sobe outro tem que descer...


A data do carnaval brasileiro é muito esperada por todos, sejam pelos que querem curtir festa ou por aqueles que aproveitam a data para o descanso. O carnaval é uma data cheia de especificidades. É Fato que aqueles que querem curtir vão gastar dinheiro para isso e o fazem. Estimativas dizem que cerca de 5,5 bilhões são movimentados em carnavais como esse com data na terça. O Rio de janeiro movimenta cerca de  2  bilhões e Salvador próximo a 1bilhão de reais com 3 milhos e 500 mil visitantes respectivamente . Realmente é um negócio que aumenta o gasto do brasileiro e estimula o turismo já que todos aproveitam o período para viajar seja para descansar ou para curtir a folia. Há até um deputado (Stepan Nercessian) com um projeto na câmara para que o feriado seja fixo na primeira terça feira do mês de março.
A verdade é que os negócios tendem a funcionar como uma gangorra, se um lugar sobe outro tem que descer. O grande problema gerado pelo carnaval é o grande período em que o comercio e as indústrias param com seus feriados e dia prensados. Assim enquanto as empresas ligadas ao setor de turismo como hotelaria, bares e restaurantes aumentam suas arrecadações nesse período outros setores sofrem com a falta de produtividade. O comercio fica parado e mesmo que lojistas queiram vender não vão encontrar lá muitos clientes como o habitual.
As empresas tem de se programarem realmente para aproveitar seu melhor momento seja la qual for o seu ramo de atividade. A empresa deve procurar balancear  suas atividades para não sofrerem no momento da baixa. Os hotéis devem aproveitar a alta temporada e os feriados para constituírem gordura assim como o comercio e as industrias devem continuar a acumular gordura em datas como natal, dia dos namorados, dia das mães e assim por diante. Com o devido planejamento as empresas conseguem enfrentar os períodos mais favoráveis. Esse ano tem muito feriado  no meio da semana para reclamação de alguns e alegria de outros. Então empresas vamos planejar.
O fato é que o carnaval é uma oportunidade para as cidades com tradição aproveitarem para arrecadar dinheiro externo. É uma forma de injetar dinheiro de fora na economia local. Em Minas gerais cidades históricas como Ouro Preto e Diamantina aproveitam muito bem a oportunidade com seus carnavais de rua e conseguem atrair também muitos turistas foliões. Mas fica claro que Rio de Janeiro e Salvador são os principais rumos dos foliões e estão bem a frente das demais cidades.